Conserto de Cadeira Escritório Rio Pequeno, SP
Rio Pequeno
Igual ao distrito de Raposo Tavares, o Rio Pequeno nasceu das grandes costelas do Butantã. Tal separação aconteceu nos anos 1980. O motivo foi o mesmo: crescimento desordenado da região, que obrigou os administradores a montar um mínimo de infra-estrutura para os moradores.
A região já era permeada de pequenos bairros quando de seu nascimento oficial, os habitantes convivem com todos os problemas existentes.
Seus moradores são de classe média e média baixa, morando ao lado de bairros residenciais de classe média alta, como o Parque dos Príncipes e a Cidade São Francisco. Do outro lado estão dezoito favelas com milhares de moradores, como Jardim Ester, Jardim Esmeralda e Jardim Maria Luísa.
Muitas delas são cortadas por um dos dezesseis córregos existentes na região, que funcionam como esgoto a céu aberto. Em várias dessas favelas a doença transmitida por urina de ratos é comum. O tal rio pequeno que dá nome ao bairro e ao distrito e o Pirajussara.
Parte do distrito do Rio Pequeno fazia parte de uma das grandes fazendas do conde Luís Eduardo Matarazzo, e nas imediações dessas fazendas surgiram bairros, como Jardim Rio Pequeno.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano